ÓSCAR

Achámos, no fundo do nosso coração, e achávamos que o sabíamos, que ias ficar connosco para sempre. Não nos lembramos às vezes que os cães têm idade, e que ela é tão curta.
Achámos, em tempos, que também poderias ter tido um dono. Mas tínhamos condições especiais para ti. E esse dono especial nunca apareceu e tu foste ficando. Faz este ano 9 anos que estás connosco. 9 anos é muito tempo, é uma vida.

Conheceste e apresentaste-te a todas as pessoas que alguma vez entraram no abrigo. TODAS, sem exceção, porque estás lá desde o início. Por isso é que achámos que ias ficar connosco para sempre. Achámos tão mal. Nunca nos lembrámos, em 9 anos, que um cão dura tão pouco tempo.
Já entraram e saíram dezenas de cães do abrigo, já fizemos tantas obras, já entraram e saíram dezenas de voluntários, já gritámos tanto, já separámos tantas zangas, já ralhámos tanto, já brincámos tanto, já lutámos tanto, sorrimos tanto, chorámos tanto e, caramba, tu estiveste sempre lá. Sempre!

Mas chegou o dia em que já não vais estar mais.
Tinhas tão mau feitio, ainda há pouco eu dizia 'cuidado, é velhote mas ainda tem mau feitio'. Quis guardar o teu último olhar, um olhar vazio e cansado. Tu nunca desististe, mas sabias que estava na hora de descansar.

Tão poucos merecem tanto descansar como tu. A alegria de um cão nós sabemos que nunca a tiveste, alguém ta roubou nos teus primeiros anos de vida e alguém te entregou a nós porque era demasiado covarde para dar a última vez com um pau e que, se alguém ia desistir de ti, eramos nós. Nós não desistimos nunca. Foste um rapaz difícil, mas conseguimos. Conseguimos, mesmo que só nos últimos meses, que te sentasses e saboreasses o quão bom era uma festa. Meu bem, devias ter percebido há muitos anos que podias confiar em nós.

Cabe tanta coisa em 9 anos. Hoje as pernas tremeram tanto, chorei tanto e quem não esteve no teu último adeus, chorou em casa. Quis tanto voltar atrás, aos dias em que ninguém te podia tocar porque acordavas mal disposto. Mas sabíamos que querias descansar.
Custa tanto, dói tanto. Há tanto a dizer sobre ti. Sobre o nosso princípio.
Em tua memória vamos continuar a lutar pelos vossos direitos, vamos continuar a não desistir.


Obrigada por, mesmo no fim, teres conseguido confiar em nós.

No nosso coração vais ficar sempre.

Agora descansa Óscar. 

Comentários

Mensagens 5 Patas

ANA, PARA ADOÇÃO