OURIÇO CACHEIRO EM VIAS DE EXTINÇÃO

O Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) alimenta-se de pequenos invertebrados - gafanhotos, escaravelhos, moscas, minhocas, caracóis, ovos de aves, rãs e répteis - bem como cereais e frutos silvestres.

Reproduz-se nos meses de abril e agosto. O macho acasala e deixa a fêmea. Esta será a responsável pelas crias doravante. O período de gestação dura uma dúzia de semanas, após o qual nascem entre 4 a 6 crias. Estas nascem de olhos fechados e sem pêlo. Porém, passado algumas horas surgem os primeiros espinhos. As crias deixam o ninho passados 22 dias. A maturidade sexual dá-se um ano depois.

Trata-se do único mamífero da fauna ibérica que tem espinhos em todo o corpo, que mais não são do que pelos alterados pela evolução da espécie. São animais de atividade noturna e hibernam.

Se se encontrar com algum destes queridos e pequeninos animais poderá ajudar seguindo estas dicas:
  • Pode dar comida como carne crua não salgada, carne moída, comida de gato (mas não de peixe) e água;
  • Não dê leite!!! Leite causa problemas de estômago e o animal poderá morrer de desidratação;
  • Não use inseticidas nem armadilhas no seu jardim, quintal. Os ouriços cacheiros são inofensivos e ajudam imenso a manter o seu quintal livre de insetos que atacam os vegetais;
  • Na estrada, conduza mais devagar perto de matas onde possivelmente poderão deslocar-se, e se vir algum a tentar atravessar ajude a ir para a berma agarrando-o com uma toalha para não se picar;

Esta espécie está em vias de extinção! Vamos ajudar a preservá-la.


Comentários

Mensagens 5 Patas

ANA, PARA ADOÇÃO